💕Outubro Pink - 1 oferta exclusiva por semana
💕Outubro Pink - 1 oferta exclusiva por semana
Síndrome dos Ovários Policísticos? Saiba como ela pode afetar sua pele.

Síndrome dos Ovários Policísticos? Saiba como ela pode afetar sua pele.

Antes de tudo, ressaltamos a importância de manter consultas e exames em dia, especialmente com seu(a) Ginecologista e Endocrinologista, lembrando que ambos serviços são ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consulte o Posto de Saúde/UBS do seu bairro e agende uma consulta. 

Cerca de 20% das mulheres ao fazerem o exame ultrassom Transvaginal descobrem a existência de cistos no ovários. Porém, cerca de 5 a 10% das mulheres em idade reprodutiva apresentam a Síndrome dos Ovários Policísticos(SOP). Como parte do diagnóstico a pessoa deve apresentar pelo menos 2 das 3 características abaixo:

  • aumento da produção de hormônios masculinos;
  • anovulação (período menstrual irregular);
  • exames de imagem com ovário policístico.

Entre um dos sintomas mais comuns em mulheres com SOP, é o aumento de acne e oleosidade na pele, principalmente na região do queixo, laterais do rosto, pescoço, costas e peitoral. Isso acontece principalmente pelo aumento dos Hormônios Masculinos, principal causador desse desequilíbrio metabólico e ainda podendo estar associado à uma Resistência Insulínica (onde o corpo não consegue fazer um bom uso da insulina liberada pelo pâncreas).

É comum vermos mulheres reclamando do aparecimento de acnes vindas “do nada” e que demoram a sair, nesses casos, o ideal é fazer uma investigação e descobrir a origem, seu corpo pode estar dando sinais para um desequilíbrio ou até uma alergia/intolerância. Nessa hora, mais do que nunca, enfatizamos a necessidade de manter os exames em dia, assim é possível descobrir o quanto antes e fazer um tratamento correto. 

Como tratar acnes advindas da SOP?

Ao receber o Diagnóstico do seu médico(a) ele encaminhará o melhor tratamento para você, normalmente é indicado o acompanhamento também com um(a) Nutricionista, tendo em vista que é um transtorno metabólico. A SOP não tem cura, e sim tratamento que permite diminuição de sintomas como:

  •  Dificuldade para engravidar
  • Menstruação desregulada ou inexistente
  • Ganho de peso
  • Pele muito oleosa
  • Acne
  • Crescimento de pelos no rosto, nos seios e no abdômen
  • Queda de cabelo

A manutenção de hábitos saudáveis auxiliam na eficácia do tratamento, como uma alimentação balanceada, atividades físicas, controle do estresse e sono em dia (procure sempre que possível um profissional especializado).

Máscara de argila rosa Pinkperfect no combate a Acne.

A Máscara Pinkperfect pode auxiliar e muito no tratamento da acne, inclusive aquelas de origem hormonal como na SOP, ela diminui a inflamação, irritação e vermelhidão acneica. Além disso, a argila rosa tem poder de redução de oleosidade, e juntamente com os outros ingredientes (Aloe Vera, Ácido Hialurônico e Chá Verde) é capaz de limpar sem ressecar a pele, propiciando uma pele macia e viçosa.

 

 

 

Fontes:

  • https://saude.abril.com.br/medicina/sindrome-do-ovario-policistico-sintomas-tratamento-e-prevencao/

 

  • MOURA, Heloisa Helena Gonçalves de et al. Síndrome do ovário policístico: abordagem dermatológica. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 86, p. 111-119, 2011.

 

  • YARAK, Samira et al. Hiperandrogenismo e pele: síndrome do ovário policístico e resistência periférica à insulina. Anais brasileiros de Dermatologia, v. 80, n. 4, p. 395-410, 2005.

 

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Comment are moderated